A-commerce é um termo que vem sendo utilizado para definir a utilização de ferramentas de automação durante o processo de compra. 

Traduzindo para uma forma mais simples podemos chamar de “comércio automático”.

A verdade é que essa tendência tem ganhado cada vez mais adeptos e a estimativa é que cresça exponencialmente em pouco tempo.     

Neste artigo nós vamos entender um pouco mais sobre o A-commerce e a sua influência nos processos da empresa.

Veja a seguir!

O MERCADO DO VAREJO

A cada dia surgem novas tendências de mercado que impactam em mudanças para todas as partes envolvidas, assim como a chamada automação comercial.

A automação traz uma infinidade de vantagens aos processos de uma empresa.

É comum ouvir falar em automação relacionada ao controle fiscal, controle de estoque, gestão de pessoal e outros, mas e quando essa automação ultrapassa as barreiras internas, e chega até o cliente.

É o caso do chamado A-commerce.      

O termo usado para designar a automação nos processos do varejo representa uma revolução no mercado.

A AUTOMAÇÃO NO VAREJO

Inicialmente quando falamos em automação pensamos apenas em sistemas como NFS, Força de Vendas e outros mais específicos.

É muito comum as lojas utilizarem sistemas que cuidam propriamente do processo de gestão interna dos estabelecimento.

Contudo, a utilização de sistemas como ERP, CRM e outras plataformas de análises de dados já é muito utilizada para tornar mais simples e rápidos diversos realizados nas lojas.

 O trabalho manual definitivamente ficou apenas para o essencial.

Mas a evolução tecnológica está em constante movimento e então surgiu a nova tendência no mercado, o a-commerce (automated commerce)

O QUE É O A-COMMERCE

Vamos lá. Primeiramento, a-commerce como faloamos é a evolução no sistema de vendas.

Onde o cliente poderá ter muito mias autonomia para realizar a sua compra, com mais conveniência, praticidade e personalização final.

A ideia principal aqui é um sistema que esteja alinhado às necessidades do consumidor.

Ou seja, a empresa precisa estar focada no seu público alvo e na forma como este adquire e consome o seu produto.

Do mesmo modo, de forma prática nós temos um sistema de terceirização de tarefas, onde sistemas inteligentes são programados para pesquisar, negociar e até mesmo comprar, pagar e configurar a entrega de um produto ou serviço.

Incrível não é!

Como exemplo de a-commerce vamos listar duas utilizações que você provavelmente já teve contato:

Chatbot

Aqueles robozinhos que conversam com você no canto da tela quando entra em uma página na web.

É uma interface que possibilita a comunicação em um humano e um computador. 

O chatboots são programados para responder ao cliente de acordo com o seu questionamento.

E o melhor, além de dispensar o processo de contato com um funcionário da loja ele possibilita a comunicação por qualquer aplicativo como Facebook Messenger ou WhatsApp, por exemplo.

Mercado autônomo

Essa revolução não se restringe aos meois digitais, ela também pode ser vista nos meios físicas.

A exemplo temos os dispositivos de leitura e pagamento de produtos através de inteligência artificial.

Ou seja, a compra é realizada com muito mais praticidade pelo cliente.

Por fim, para se adequar a essas novas necessidades as empresas devem aceitar que a evolução chegou e veio para ficar.

Negar a sua existência é ficar para traz frente à concorrência.

As grandes lojas já sabem disso e estão buscando cada dia mais reformular o processo de vendas físico e virtual, para possibilitar novas experiências aos consumidores.

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