Um Sistema de Gestão Integrada é um sistema voltado para o planejamento e automação de processos de uma empresa.

A ideia é que os processos sejam todos direcionados e desenvolvidos em um único módulo, assim, você tem acesso de forma unificada as informações e tudo que ocorre na empresa.  

Quais as vantagens disso? 

Bem, inúmeras, começando pela otimização de tempo e resultados, mas mais especificamente, você terá condições de analisar todo o processo da sua empresa de modo geral, como um todo, e assim direcionar as ações para resultados específicos com projeções futuras mais assertivas. 

Vamos entender melhor sobre o Sistema de Gestão Integrada: 

O QUE É GESTÃO INTEGRADA? 

Por gestão integrada podemos entender o gerenciamento de forma unificada todos os setores da empresa. Ou seja, todos os processos são geridos em um único local.  

Esse sistema que integra os dados e processos das diferentes áreas e disponibiliza as informações mais relevantes em um único ambiente. 

A escolha por um sistema que trabalhe dentro desses parâmetros influi em diversas vantagens para a empresa, tornando os procedimentos mais eficientes e possibilitando um controle mais simples e efetivo das informações estratégicas. 

Esses pontos dentro de uma empresa podem significar muito, refletindo em pontos como produtividade, custos operacionais e outros, trazendo inúmeras vantagens à gestão do negócio de modo geral, unificando as informações e tornando os fluxos mais eficientes. 

São soluções que refletem na organização a curto e longo prazo. 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE SGI? 

Existem 5 tipos de sistema de gestão integrada, cada um trazendo funcionalidades que levam em consideração os objetivos  

O primeiro tipo são os Sistemas padronizados, e como o nome diz trabalha a partir de funções padrão e organizam todas as informações em um único modelo, para facilitar a análise dos relatórios. 

Ainda que esse tipo de SGI seja predefinido em uma estrutura padrão, a maioria dos modelos tem a opção de personalização, deixando a interface mais amigável para o usuário. 

Contudo, esse tipo de sistema deixa a desejar pelo seu custo, especialmente em manutenção e atualizações no software. 

O segundo tipo é chamado de Sistemas flexíveis, que ao contrário do primeiro traz um modelo flexível e personalizável a partir das necessidades específicas da empresa.  

Como vantagem ele possibilita uma dinâmica mais efetiva de trabalho, com funções específicas para determinado negócio.

Em contrapartida pode ter uma implementação mais trabalhosa, e muitas vezes é recomendado  o auxílio de um profissional para garantir um direcionamento adequado das funções a partir da análise das demandas da companhia. 

O terceiro tipo vai chamar a sua atenção. Aqui nós temos os Sistemas integrados de gestão gratuitos. 

Inicialmente um sistema gratuito pode parecer muito mais vantajoso do que um sistema de alto custo, porém, a opção por esse tipo de sistema pode ser um tiro no pé. 

O primeiro ponto negativo é em relação ao suporte. Em um sistema convencional a empresa irá estar disponível para oferecer o suporte necessário quando você precisar, já nesse caso, esse suporte estará condicionado à regularidade de pagamento do fornecedor. 

Ou seja, você terá um sistema de gestão, mas caso não saiba como utilizar ou tenha algum problema com o mesmo  

Outro aspecto negativo desse modelo é a deficiência em relação a personalização e adaptações do sistema, uma vez que ele não conta com essas opções, sendo estático.   

O quarto tipo é o Sistema específico para pequenas empresas que comporta funções específicas para atender às necessidades de um empreendimento de menor porte, com ferramentas mais simples e um custo mais baixo.  

O quinto e último tipo é o Sistema específico para a indústria e como o nome já diz, são desenvolvidos especificamente para empresas de varejo e distribuição, aplicações exclusivas para as necessidades deste tipo de empreendimento, como controle da produção, finalização e venda. 

Esse tipo de SGI também traz como vantagem a personalização, que faz como que ele seja adaptável às necessidades da empresa. 

Estes são os 5 tipos de SGI disponíveis no mercado, tendo diferentes vantagens e desvantagens a partir das necessidades da empresa. Tendo em vista essa s diferenças, o mais indicado é que seja feita uma análise específica das reais necessidades da organização antes da implantação de um Sistema. 

PORQUE IMPLANTAR UM SGI? 

Se você lida diariamente com a rotina de uma empresa, seja de varejo ou qualquer outra, sabe que o gerenciamento das ações e informações é imprescindível para os bons resultados da mesma. 

O sistema de gestão integrada torna tudo isso mais simples e efetivo, com funcionalidade que reúnem e organizam esses dados em um único módulo.

Deste modo você controla as finanças, o fluxo de entrada e saída, estoque, dados de clientes e muito mais, tudo em um único sistema de maneira automatizada, otimizando tempo, ganhando mais efetividade e maximizando os resultados. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre SGI e como implantar?  

Entre em contato com nossa equipe e comece hoje mesmo a otimizar os processos da sua empresa. 

Share This