Lojas em shopping centers já fazem parte da realidade brasileira há umas boas décadas. É difícil que não haja algum em qualquer bairro de uma cidade grande. Há shoppings de diversos portes, desde as galerias com dezenas de lojas a grandes centros comerciais com centenas delas.

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), há quase seiscentos shopping centers de grande porte no país, no entanto distribuídos entre as capitais e demais cidades. Neste artigo, vamos apresentar ideias e soluções para administrar melhor uma loja de shopping.

Um negócio em meio a vários negócios

O principal desafio ao se administrar lojas em shopping centers é lidar com as outras diversas empresas que dividem o mesmo espaço.

Alguns shoppings focam em uma área específica de comércio ou serviço (como salas de atendimento, clínicas, laboratórios, ou restaurantes e praças de alimentação). Enquanto isso, outros trabalham com todo tipo diferente de loja, distribuindo-as em áreas diferentes.

O primeiro passo é entender que cada empreendimento lida com fatores diferentes. Uma crise alimentícia, por exemplo, pode impactar negativamente os restaurantes e lanchonetes de fast food. O caso mais recente é a crise causada pela pandemia do coronavírus. Isso impacta todas as lojas de um shopping, mas principalmente cinemas, lojas com espaço reduzido e empreendimentos não franqueados.

Além disso, há as especificações comuns de aluguel, espaço e posicionamento das lojas dentro do shopping. Obviamente, uma loja de roupas no meio de uma praça de alimentação não é uma boa ideia. Mas há posicionamentos estratégicos, como deixar cinemas relativamente próximos das praças de alimentação, por exemplo.

Essas decisões já rondam sua loja, mesmo que você não tenha pensado nelas em um primeiro momento, quando decidiu começar seu negócio.

Automatizando lojas em shopping centers

Grande parte do sucesso de lojas em shopping centers é o recurso humano de diversos funcionários, no entanto, há partes em que a automação do torna tudo mais prático.

Um exemplo claro disso é o funcionamento do estoque: com um sistema dedicado a acompanhar as mudanças nas quantidades dos produtos.

O i9Inventário agiliza todo o processo e evita erros e mal-entendidos

Para que serviços como esse funcionem bem e de forma independente, é necessária uma estrutura digital robusta e prática. Um bom sistema financeiro será fundamental para que os inúmeros dados e valores de pagamento de gente entrando e saindo do shopping sejam processados rapidamente e armazenados de forma prática.

Na boca do caixa é possível agilizar a compra e emitir uma nota fiscal eletrônica para o cliente com softwares como o i9PDV, por exemplo. Isso agiliza possíveis filas e faz o cliente ficar extremamente satisfeito com o ótimo atendimento.

Todos esse sistema age de forma integrada entre a frente de loja e as vendas mobile. Podendo, por exemplo, ser levado na palma da sua mão, em seu celular Android. Sem nem mesmo precisar de internet para funcionar a qualquer momento. A conexão só é necessária posteriormente, para que todas as informações sejam sincronizadas e atualizadas em todos os dispositivos.

… para atender ainda melhor!

Com vários aspectos estruturais automatizados e organizados, lojas em shopping centers pode se focar ainda mais no atendimento ao cliente, que é um grande diferencial dentro de um shopping, em meio a tantos outros concorrentes. Ao perceber que a loja é um lugar organizado, o cliente fica mais propenso a retornar.

Softwares como i9Gestor e i9Doc podem lhe ajudar a manter todas as informações sobre seu negócio em dia e em segurança.

Apesar disso tudo, lojas em shopping centers possuem necessidades específicas bem distintas umas das outras. Um sistema feito para uma pode não ser tão útil para outra, que precisa de outras funcionalidades e propriedades.

Aqui na i9mobile, nós planejamos o sistema da sua loja de forma personalizada. Levamos em conta tudo o que é mais importante, desde a organização do estoque. Passando pela venda até chegar à boca do caixa, para que tudo funcione exatamente como você e seus funcionários precisam.

Fazemos orçamentos de forma gratuita — basta clicar aqui para começarmos!

Share This