Uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, precisa se manter organizada e bem estruturada para garantir um bom funcionamento e se manter no mercado.
Quando falamos em estruturação pensamos também na chamada cadeia de suprimentos, que compreende o conjunto de todas as informações pertinentes, compreendendo bens, serviços, finanças e outras.
Nesse contexto, a gestão comercial é faticamente importante para as organizações e muitas delas erram ao deixam de lado essa necessidade.
Abaixo vamos entender um pouco mais sobre o assunto.
Veja a seguir!
O QUE É A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
A gestão da cadeia de suprimentos consiste em um processo de gerenciar estrategicamente diferentes fluxos, como bens, serviços, finanças e informações e, também, as relações entre empresas, visando alcançar e apoiar os objetivos organizacionais.
Pode ser definida também como a movimentação de bens desde o pedido do cliente até a entrega do mesmo, incluindo a compra da matéria prima, produção e entrega.
Como uma metodologia criada para alinhar todas as atividades para a produção de um bem ou serviço com o objetivo de reduzir custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido pelo cliente.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser considerado como um conjunto de métodos usados para proporcionar uma melhor integração e gestão de todos os parâmetros de uma rede, como transportes, estoques, custos, entre outros.
A gestão da cadeia de suprimentos consiste na integração de todos os elementos responsáveis por uma cadeia de suprimentos, incluindo o conjunto de técnicas que são utilizadas para possibilitar excelência na integração entre as etapas de uma cadeia de suprimentos.
Assim, é possível defini-la como uma gestão ativa das atividades para maximizar o valor do cliente e o alcance de vantagens competitivas sustentáveis, incluindo empresas que integram uma cadeia de abastecimento, desenvolvem atividades e gerenciam seus relacionamentos da forma mais eficaz possível.
Existem várias definições sobre cadeia de suprimentos, na qual o conceito que aumentou sua popularidade pode ser descrito como os processos a partir de matérias-primas iniciais até a finalização do produto acordado através das empresas fornecedora-usuário, as ações dentro e fora de uma organização, admitem que a cadeia de suprimentos fabrique produtos e prestem serviços para o cliente.
Existem quatro perspectivas que diferenciam e integram logística e cadeia de suprimentos, essas quatro perspectivas abrangem todos os possíveis modos dos campos da logística e da cadeia de suprimentos se inter-relacionam, sendo logística igual a cadeia de suprimentos (rerrotulagem), logística incorpora a cadeia de suprimentos (tradicionalista), logística fazendo parte da cadeia de suprimentos (sindicalista) ou logística e cadeia de suprimentos sobrepondo-se parcialmente (intersecção).
Compreender a diferenciação é importante, por que muitos gestores só conseguem pensar no cuidado logístico como os fornecedores a escolher, quanto pagar por produto ou serviço prestado e quais devem ser as estratégias para receber, estocar e finalmente distribuir produtos.
Porém, em uma visão mais completa, é preciso compreender que um produto só chega até o cliente final depois do esforço cumulativo de vários atores, desde a própria empresa, passando por seus fornecedores até chegar aos transportadores e órgãos públicos.
Por isso, a gestão na cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo: fábrica, fornecedores e clientes finais.
POR QUE INVESTIR EM UM SISTEMADE GESTÃO?
Em um mercado altamente competitivo como o atual onde ofertas se tornam iguais, o diferencial de eficácia entre uma empresa de alta performance e uma empresa comum pode estar justamente na capacidade de gerenciar adequadamente o seu sistema de administração de materiais.
A maior qualidade nos produtos e serviços está se tornando cada vez mais um importante artefato de competição entre as organizações.
Diante desses fatores, implementar práticas eficazes de gestão da qualidade em cadeias de suprimentos tanto a montante e a jusante, proporciona inúmeras vantagens competitivas para esta cadeia, uma vez que, auxilia na produtividade, reduz custos, aumenta a satisfação dos clientes e a participação no mercado.
Como sabemos, a gestão estratégica dentro de uma organização é fundamental para o seu bom desempenho.
Trabalhar um processo produtivo com qualidade exige todo um processo de gerenciamento que leve a condução dos serviços e entrega dos produtos com a maior eficácia possível.
Assim, pensar na gestão da cadeia de suprimentos de modo automatizado é possibilitar a melhora e implementação de um serviço com mais qualidade e facilidades para todos os envolvidos.
O software de gestão pode ser a chave para alavancar o seu negócio, saindo da estagnação para um processo produtivo muito mais eficiente. OQUE
Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe e conheça os softwares de gestão comercial da i9.
Comentários