Quando o assunto é gestão empresarial, é impossível discutir a temática sem tocar na questão do software de gestão, uma vez que estes tornam todo o processo mais eficiente, melhorando a produtividade e a competitividade de qualquer organização.
O mercado traz uma infinidade de opções em softwares financeiros, e a dúvida que fica então é: Como escolher o melhor software para a minha empresa?
Vamos tentar esclarecer um pouco essa questão.
O que é um software de gestão
Antes de te mostrar o melhor caminho para a escolha de um software de gestão empresarial, você precisa entender o que é um. Então vamos lá.
Softwares de gestão ou ERP (Enterprise Resource Planning) são ferramentas desenvolvidas para dar suporte à gestão de uma organização.
De modo mais simples, é uma plataforma com diversas funcionalidades integradas que possibilitam o trabalho de modo articulado dentro de uma organização.
Essa integração de setores propicia inúmeras vantagens para a empresa, desde a padronização de processos e redução de erros, até a diminuição de mão de obra e diminuição de custos para a empresa.
Não é difícil entender os motivos pelos quais as grandes empresas vêm apostando cada vez mais em softwares de gestão, as vantagens são claras. Então veja agora como escolher o ERP mais adequado para a sua empresa.
Escolhendo um erp
Você precisa e um sistema que atenda as demandas da sua empresa, então de nada adianta investir em um sistema com funcionalidades que não vá suprir as suas necessidades, e para isso o primeiro passo é avaliar as demandas da sua empresa.
Se a sua empresa for de grande porte você irá precisar de algo mais robusto, com funcionalidades que consigam atender à sua demanda diárias, mas se ao contrário, a sua empresa for pequena, um software mais acessível e personalizado é o ideal.
Independentemente do tipo de software que você vá escolher, verifique se este disponibiliza ferramentas de controle financeiro. Manter o controle financeiro da sua empresa é um ponto chave e se o software não te possibilita isso é melhor procurar outra opção.
Faça uma avaliação dos principais serviços oferecidos pelo software de gestão financeira, desde a sua capacidade de personalização e até o suporte oferecido, um sistema completo é sempre o mais indicado.
Opte por sistemas que disponibilizem:
- controle de fluxo de caixa;
- conferência do caixa;
- gerenciamento de despesas e receitas;
- gestão de contas a pagar e receber;
- emissão de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício);
- conciliação bancária;
- conciliação de cartões.
Além das funcionalidades, verifique a periodicidade de atualização do sistema, sistemas que não são atualizados com frequência são mais suscetíveis a perdas de desempenho ao longo do tempo, além de falhas, travamentos, perdas de dados e outros.
Avalie cada questão, para ter certeza que este sistema ainda irá atender a sua demanda no futuro. É um investimento, então pense a longo prazo.
Falamos acima que um software completo é sempre mais indicado, mas acima disso, de preferência aos de fácil instalação e implementação, isso vai te poupar tempo e dor de cabeça. O mercado traz ótimas ferramentas com soluções desenvolvidas para simplificar a vida do usuário.
Lembre-se ainda de garantir que o software seja fácil e intuitivo na hora de usar.
Um outro fator a ser levado em consideração é a integração online. A acessibilidade e a conectividade estão cada vez mais presentes na atualidade, por isso, ao escolher um software de gestão financeira, dê preferência àquele que pode ser acessado via internet e que esteja hospedado em um site seguro.
Ainda nesse sentido, verifique se este traz a integração com versão mobile, com layout responsivo e funcionalidade equivalente à versão para desktop. Os dispositivos móveis estão se tornando as novas ferramentas de trabalho, então, optar por um software que facilite essa utilidade é fundamental.
Esteja atento as garantias de segurança e opte sempre por uma opção confiável e segura para proteger os seus dados.
Veja ainda se o sistema traz a possibilidade de integração com outros sistemas, além de otimizar o serviço, isso tornará os seus processos muito mais segura e confiáveis. E não deixe de conferir se o suporte técnico do seu sistema é eficiente e confiável. Nunca se sabe quando será preciso uma manutenção de urgência.
Bom, por fim, se você está avaliando um sistema de gestão financeira para implementação, uma boa opção para auxiliar na sua escolha é buscar referências com empresas que já tenham implementado sistemas de gestão.
Além de facilitar a sua escolha, ainda vai evitar que você invista em sistemas ineficientes e inadequados. Assim, você estará muito mais seguro para tomar a decisão certa e não errar na escolha.
Ainda tem dúvidas quanto ao melhor software de gestão financeira para a sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos produtos e serviços.
Comentários