O Sistema de PDV ou Ponto de Venda é uma ferramenta muito utilizada na atualidade pelo comércio varejista. Isso por que ele torna o processo de gerenciamento de vendas muito mais fácil e prático. 

Contudo, a problemática maior que surge nessa temática é a escolha do Sistema, uma vez que essa escolha deve prezar pelo atendimento das principais demandas do estabelecimento, sem deixar de lado a questão do custo-benefício. 

Sabendo dessa situação comum, vamos tentar esclarecer um pouco sobre esse universo para facilitar o seu processo de escolha, explicando as principais características às quais você deve ficar atento e que vão garantir mais segurança e desempenho para o seu negócio.

Entendendo um sitema PDV 

Já falamos disso em outro tópico, mas seria impossível esmiuçar as principais características sem antes fazer um breve apanhado sobre o sistema. Então, vamos esclarecer de forma sucinta o que é um sistema PDV e as funcionalidades dele para a sua loja.  

PDV é a sigla para Ponto de vendas, que nada mais é do que um sistema informatizado e autônomo, que irá possibilitar o controle de toda a estrutura da sua loja, desde a realização das vendas em si até o controle e gestão das obrigações fiscais. 

Como isso é possível? Graças à tecnologia, a internet e a evolução da automação comercial.

Você pode saber um pouco mais sobre essa questão no nosso tópico “Como a tecnologia pode facilitar o dia a dia da sua empresa”. 

Mas seguindo adiante, os Sistemas de Ponto de Vendas surgiram com o propósito de simplificar e facilitar o processo comercial nas lojas e comércios varejistas.  

Até um tempo atrás tudo era feito de forma manual, a gestão era totalmente dependente de papéis e arquivos físicos, e com isso vinham algumas complicações. Os dados ocupavam mais espaço, o processo tomava mais tempo e ainda era mais suscetível a erros.  

Para grandes centros comerciais essa situação tornava-se ainda mais complicada, e com o passar do tempo a complexidade das operações tornou essa estrutura inviável. 

Surgiram assim os Sistemas de Automação, destinados à facilitar os processos gerenciais, e dentre eles o chamado PDV. 

Como escolher o pdv certo?

Você chegou até aqui, então certamente compreendeu as qualidades e está bem interessado em adquirir um PVD para o seu negócio.  

Vamos agora te mostrar o processo de escolha do PDV ideal. 

Primeiramente, pense no seu negócio, as características e as necessidades do seu empreendimento.  

A explicação é simples, primeiro por que o PDV deve ser voltada para as suas demandas, e segundo por que existem diversos sistemas disponíveis no mercado, e a grande maioria dispõe de recursos e benefícios que em um primeiro momento podem soar como vantagem, mas que nem sempre irão atender as necessidades do seu estabelecimento. 

Então, para facilitar esse processo de comparação você deve ter uma ideia inicial do que necessariamente precisa, isso também irá evitar que você adquira um sistema que não tem todos os recursos que você necessita. 

Você já sabe o que quer? Então vamos ao segundo ponto, as funcionalidades do serviço. 

Encontrando o melhor PDV

Analise as funções oferecidas pelo sistema e veja se são compatíveis com as suas atividades, por exemplo, você trabalha com uma grande movimentação de estoque, então um sistema que não tenha essa função de gerenciamento não será tão interessante aqui. 

Dê preferência a softwares que sejam voltados ao seu segmento, isso vai trazer comodidade, praticidade e produtividade.  Além de te possibilitar o compartilhamento de informações, ideias e novidades dentro do seu nicho de atuação.  

Terceiro ponto, pense na sua estrutura. Quando falamos em estrutura, falamos nos equipamentos necessários para a utilização do sistema de gestão, e isso na verdade vai depender do tipo de software escolhido.  

Existem Sistemas PDV Fixo, que exigem a aquisição de uma série de equipamentos, como computadores, impressora fiscal e outros, e Sistemas PDV móvel, que tem a opção de acesso em nuvem, de qualquer lugar que tenha acesso à internet, além de possuírem integração com aplicativos e aparelhos diversos. 

Uma dica: para varejista que procuram por um sistema simples, o sistema em nuvem pode ser uma opção mais viável na hora da escolha, com menos investimento e mais praticidade. Já para grandes redes, que executam operações mais complexas, o software local pode suprir com mais eficiência as necessidades. 

Um quesito que não pode ser deixado de lado é a integração do sistema com a legislação vigente no seu país. Opte sempre por PDV’s que atendam ao cumprimento das obrigações fiscais e tributárias, para se resguardar de multas e outros problemas relacionados.   

O último quesito, e talvez um dos mais importantes. Avalie bem a empresa que fornece o serviço de Sistema de Gestão. Procure conhecer o seu histórico no mercado, avalie questões como segurança, suporte, capacitação de funcionários e outros. 

A sua empresa depende do bom atendimento e funcionamento do produto oferecido por eles, por isso invista em qualidade acima de tudo.  

Como você pode ver, a escolha do PDV ideal não é tão simples como parece.  

Mas não é impossível, se atente a essas dicas e você certamente irá encontrar um Sistema de qualidade que atenda às suas necessidades sem te deixar na mão.    Ainda tem dúvidas sobre a escolha do software de gestão ideal? Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar.

Share This