Diante de uma sociedade cada vez mais globalizada, em que as mudanças vêm ocorrendo de forma dinâmica, atrelada a um mercado ainda mais exigente, torna-se imprescindível a criação de estratégias para que as empresas possam ser ainda mais competitivas e sobreviver no mercado.
Uma área que vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações é a Tecnologia da Informação, que traz consigo inúmeras possibilidades de ganhos de produtividade, mas que em contrapartida, se mal implantada também traz vários problemas.
Empresas que trabalham com sistema de banco de dados, sejam elas pequenas, médias ou grandes, estão investindo cada vez mais em ferramentas de tecnologia da informação que auxiliam na segurança, automatização, eficiência e eficácia dos dados armazenados.
Isso faz com que haja otimização dos serviços e do atendimento, devido ao auxílio na tomada de decisões, bem como a melhora da satisfação do cliente.
Abaixo vamos entender um pouco mais sobre o assunto, compreendendo a importância da Tecnologia da Informação para o crescimento e competitividade das empresas no mercado.
O QUE É TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)?
A tecnologia da informação surgiu da necessidade de estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações.
Ela disponibiliza instrumentos que são ferramentas importantes para o gerenciamento e organização das organizações, auxiliando os gestores, desde o estabelecimento de objetivos até a execução e controle das atividades da organização.
Deste modo, a gestão da tecnologia da informação deve estar em plena concordância com o planejamento estratégico da empresa, uma vez que estão diretamente ligados: sistema de gestão e processo de tomada de decisão, ou seja, informações e a forma com que as mesmas serão tratadas.
As empresas, de modo geral, buscam sempre manter relações bem estabelecidas com os ambientes nas quais estão inseridas, a fim de conhecer os fatores externos que as cercam e garantir recursos viáveis para manter seu funcionamento no contexto das organizações.
Assim, conhecer, verificar e monitorar os fatores externos tem sido cada vez mais necessário como ferramenta competitiva, principalmente ao se considerar as mais velozes mudanças tecnológicas, políticas e econômicas do mercado.
A TI surge como uma ferramenta muito importante na corrida por espaço no mercado, garantindo vantagens competitivas às organizações que a utilizam, já que, entre outros benefícios, permite criar indicadores que avaliem os produtos e serviços oferecidos, levando em conta a satisfação dos clientes, e dessa forma, garantindo que a organização se firme dentro de um mercado cada vez mais exigente e dinâmico.
Nesse contexto, o sucesso da organização dependerá da forma como recebem e processam os dados, sendo que, quanto mais rápido e eficaz for à transformação das informações em conhecimento, mais facilmente se antecipará às mudanças externas e às exigências, podendo assim definir e executar estratégias efetivas para sua sobrevivência.
O USO DA TI COMO VANTAGEM COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES
O uso da informação completa, consistente, direta e adequada às necessidades, passa a servir de recurso para que as organizações possam estabelecer conhecimentos específicos e desenvolver soluções eficazes e criativas para enfrentar problemas operacionais e externos.
De maneira geral, pode-se dizer que a deficiência dos modelos informacionais em empresas, especialmente as de pequeno porte, uma vez que costumam apresentar uma tecnologia de informação precária, reflete significativamente nos processos produtivos da mesma.
Tecnologia da Informação surgiu em um contexto de inovações e transformações do mercado a fim de atender diversas necessidades, mas, especialmente, para as organizações, tem sido adotada como instrumento capaz de acompanhar a velocidade das transformações do mercado.
A T.I. leva ao aumento da produtividade, a otimização de produtos e serviços, possibilita identificar e analisar o perfil dos mercados, facilitando e estimulando a interação com os clientes bem como, com os concorrentes.
Em virtude da versatilidade e da potencialidade da TI, as empresas utilizam-na dentro da gestão empresarial, já que, dentro de um processo produtivo há necessidade de introduzir e processar dados a fim de obter bens ou serviços que serão enviados ao mercado.
O processo de gestão das organizações deve realizar as seguintes etapas:
Determinação da necessidade, compreender as fontes, os tipos, características, fluxos e necessidades para o bom desempenho do negócio.
A tecnologia da Informação comporta inúmeras possibilidades dentro da sua utilização.
USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
Aqui, especialmente, falamos sobre os sistemas de gestão comercial voltados para vendas e varejo, como o Força de Vendas, o Sistema de Varejo Fácil, os sistemas de Emissão de Notas Ficais, dentre outros que facilitam e melhoram o desempenho das empresas e a sua competitividade do mercado.
Se você ainda não implantou um Sistema de Gerenciamento na sua empresa, não perca tempo, procure hoje mesmo uma empresa especializada e aposte na expansão do seu negócio.
Se quiser saber mais sobre nossos produtos e serviços, basta entrar em contato. A equipe i9 possui os melhores Softwares do mercado e uma equipe pronta para te atender.
Comentários