Um sistema de gestão é sempre indispensável para qualquer empresa nos dias de hoje.

Existem sistemas voltados para diversas funções, seja para lojas, supermercado, consultórios, hospitais e todas as demais opções de empresas e funcionalidades que se puder imaginar.

Ou seja, o mercado disponibiliza uma infinidade de opções para atender a toda e qualquer necessidade existente. Contudo, muitas empresas optam por sistemas próprios, fazendo altos investimentos sem antes analisar se realmente é o melhor a se fazer.

A verdade é que em relação ao custo benefício, um sistema de gestão já consolidado pode ter muito mais a oferecer. Abaixo vamos entender um pouco mais sobre essa questão.

O que devo saber sobre softwares de gestão próprios?

Primeiramente é preciso verificar se a sua equipe será efetivamente capaz de suprir as necessidades da sua empresa com o sistema criado. Para o desenvolvimento de um sistema de gestão eficiente é preciso conhecimento e experiência necessários.

Certamente você quer algo diferenciado, e um software sofisticado exige uma equipe igualmente qualificada.  

Você pode optar por contratar uma equipe de fora, mas ainda que essa possa ter o conhecimento necessário para trabalhar o sistema, terá em contrapartida, uma equipe que n]ao está engajada e familiarizada com o seu negócio.

Pensando assim, nem sempre optar por um sistema próprio é mais vantajoso.

Softwares prontos são mais estáveis

O primeiro ponto que colocamos aqui em contrariedade a uma solução própria é a estabilidade.

Os programas de gestão existentes no mercado são naturalmente mais estáveis porque já foram testados sistematicamente.

Além disso programas prontos possuem uma agenda de atualizações mais assertiva.

As empresas já estão adaptadas as mudanças constantes da tecnologia, e com isso conseguem acompanhar sempre essa evolução.

A própria empresa oferece essa atualização e todo o suporte necessário.

No caso de um software próprio, pode haver certa dificuldade em acompanhar essas mudanças, o que poderia fazer com que em curto e médio prazo o seu programa se tornasse obsoleto e com isso viria mais gastos com um novo sistema ou uma atualização.

Custos mais altos

Um software próprio e personalizado vai exigir um investimento muito mais alto do que um software já comercializado no mercado.

Esse investimento pode não ser algo tão lucrativo, visto que a maioria dos softwares do mercado consegue atender e muito bem as necessidades das empresas.

Existem softwares de gestão para praticamente toda e qualquer atividade que se vê hoje no mercado.

Então, a não ser que a empresa vá posteriormente tentar comercializar o próprio software como produto, o que pode sim acontecer, e neste caso, apesar de raro é sim um fator de retorno positivo.

Ou mesmo, caso a atividade do setor seja muito específica e aqui seja indispensável um sistema próprio e muito peculiar, o investimento pode não ser a melhor opção.

 Então, pense, por que investir em um sistema que pode custar até 10x e não investir em um de menor valor, já existente no mercado e que pode atender à sua demanda da mesma forma e com muito mais praticidade.

Certamente, sabemos que cada empresa é única e possui demandas específicas para que um software de gestão se enquadre perfeitamente ao que precisa.

Mas frente a isso existem hoje no mercado diversas variedades de softwares e grande parte deles possui opções de personalização onde é possível trabalhar ajustes e adaptações que façam com que o sistema atenda à realidade específica de determinada empresa.

Por isso, ao cogitar a possibilidade de desenvolver um software próprio para a gestão comercial da empresa, é preciso colocar diversos pontos na mesa e analisar os prós e contras do investimento.

A ESCOLHA DO SOFTWARE DE GESTÃO ADEQUADO

Da mesma forma, se a sua intenção é procurar por um sistema já existente no mercado, não vá contratando o primeiro que aparecer.

Faça uma busca exaustiva por uma solução já consolidada, pesquise com conhecidos, empresas que já implementaram o sistema, descubra as vantagens e desvantagens, as opções de personalização, pesquise sobre o suporte e todas as questões necessárias para garantir que o investimento seja mesmo o ideal para atender à demanda da sua empresa.

A escolha vai ser direcionada de acordo com a sua estrutura, o tamanho e as necessidades existentes.

Não adianta investir em algo grandioso se a sua empresa é de médio e pequeno porte, você simplesmente terá um sistema robusto e completo que ficará em grande parte sem utilização.

Opte por sistemas simples e concisos, que tenham funcionalidades direcionadas e efetivas para o seu nicho de mercado e as necessidades da sua empresa e da sua equipe de trabalho.

Fluxo de caixa, nota fiscal eletrônica, controle de estoque, entrada e saída, pagamentos, controle de pessoal, integração entre sistemas, são algumas funcionalidades básicas que em geral podem atender a empresas com necessidades mais simples.

Enfim, mesmo que precise de alguns ajustes para se adequar à sua empresa, optar por um sistema já pronto no mercado é uma opção mais viável e menos custosa para um investimento nos dias atuais.

Você está à procura de um sistema de gestão? Nós temos a solução perfeita.

Entre em contato com a equipe i9 e veja como podemos ajudar a sua empresa.

Share This