Toda mercadoria que é transportada dentro do país deve ser registrada, para seguir as regras da legislação tributária e fiscal.

Em geral existem dois tipos de documentos a serem utilizados, sendo o CT-e ou o MDF-e.

Estes documentos fazem parte de um grupo muito maior de  documentos eletrônicos destinados à fiscalização de mercadorias e transporte dentro do país.

Muito se discute acerca destes, em especial em relação a sua emissão, quando e como emitir, ou o porquê da sua constituição.

Sendo assim, abaixo iremos trazer algumas explanações acerca destes, bem como esclarecer acerca dos requisitos para a sua emissão

Mais especificamente, falaremos sobre o software necessário para a sua emissão e onde este pode ser encontrado. Veja a seguir!

A FISCALIZAÇÃO DE MERCADORIAS

O transporte de mercadorias é simplesmente essencial para que a economia aconteça, se ele para o país para junto.

Ao longo dos anos e com a modernidade e novos meios de transporte este passou a ser executado de maneira mais rápida, eficiente e com maior segurança.

Com isso veio ainda a necessidade de um controle mais rígido do que era transportado, além de outras questões como trajeto de origem e destino.

A fiscalização garante que a mercadoria seja efetivamente entregue com qualidade e segurança aos seus destinatários finais.

Para isso são utilizados os documentos fiscais eletrônicos, que comportam as informações necessárias a respeito da empresa, da mercadoria e do destino final das mesmas.

O documento fiscal deve ser emitido respeitando as regras e leis pertinentes às informações tributárias e fiscais da UF de referência.

OS TIPOS DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

A Nota Fiscal é um documento obrigatório para toda negociação que envolva circulação de mercadoria ou prestação de serviço no país.

Por meio dela é possível manter uma fiscalização dos produtos e serviços e garantir que as transações comerciais sejam realizadas de forma confiável.

Inicialmente esses documentos eram manuais, o que gerava perda de tempo e erros, além de muitas outras questões.

Com a evolução tecnológica passou-se a utilizar as Notas Fiscais Eletrônicas, por meio de um sistema que trazia não apenas mais celeridade, mas também muito mais segurança, diminuindo as chances de irregularidades nos documentos e fraldes.

Dentre os documentos fiscais da atualidade é possível citar:

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)

  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
  • Manifesto de Documentação Eletrônica (MDF-e)

Bem, este são apena alguns dos documentos fiscais eletrônicos, especialmente os mais utilizados, contudo existem outros, mas aqui vamos nos ater apenas aos dois destinados ao transporte de cargas, o CT-e e o MDF-e.

CONHEÇA O CT-e

O CT-e é um documento fiscal utilizado para registrar transações comerciais em transporte de cargas, e possui regras específicas para a sua utilização, a quais iremos tratar adiante.

Em caso de o transporte ser realizado dentro do próprio município de origem, não haverá a necessidade de emissão do CT-e.

Isso se dá por que, em geral, não há cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em casos de transporte dentro do próprio município.

O contrário ocorre em transportes realizados em municípios distintos, uma vez que há aí a incidência de ICMS sobre a mercadoria transportada e neste caso é necessária a emissão da nota fiscal específica.

CONHEÇA O MDF-e

O MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico) tem como cunho a fiscalização do CNPJ e deve ser utilizado em casos de transporte de mercadorias interestadual.

Esse tipo documento possui como facilidade a condensação de todos os CT-es emitidos, assim, fica muito mais fácil consultar as notas emitidas, já que todas ficam agrupadas em um único documento

COMO A i9 PODE TE AJUDAR NA EMISSÂO DO CT-E OU MDF-E

Para emissão do CT-s ou do MDF-e, a empresa deve estar devidamente credenciada na SEFAZ do estado correspondente.

É necessário ainda que esta possua um Certificado Digital, e um software para realizar a emissão.

A i9 disponibiliza os melhores softwares do mercado quando o assunto é emissão de notas fiscais.

Trabalhamos com produtos de qualidade e buscamos sempre nos adaptar às necessidades de cada cliente.

  Nossos sistemas são simples e completos, além de oferecermos um suporte de ponta para qualquer imprevisto que surgir.

Agora você sabe o que é um CT-e e um MDF-e e quando utilizá-los.

Para manter as suas operações comerciais seguras, atender à legislação fiscal pertinente busque sempre adequar o seu negócio às novas necessidades do mercado.

Além de apostar em processos mais rápidos e práticos você se livra de multas e prejuízos.

Se você quer saber mais sobre documentos fiscais eletrônicos, ou mesmo precisa contratar um software de emissão para a sua empresa, pode entrar em contato com a nossa equipe e conferir nossos produtos e serviços.

A i9 conta com uma equipe de qualidade pronta para te atender!

Share This