A automação comercial é imprescindível no mercado nos dias de hoje.

Uma empresa grande, com muitos funcionários, certamente exige um trabalho complexo de gestão de desempenho, desde a produtividade até os rendimentos financeiros e o atendimento ao público, tudo deve estar muito bem compreendido.  

A complexidade desse processo trouxe ao mercado novas necessidades, então surgiram os sistemas de Automação Comercial. Mas a grande dúvida gira em torno da utilização desse serviço em pequenas e médias empresas e como isso pode influenciar o desempenho das atividades daquele empreendimento. E é isso que veremos a seguir: 

O que é automação comercial 

Inicialmente, quanto ao termo Automação Comercial, a sua definição diz respeito à aplicação de mecanismos que facilitam os processos dentro da organização, são ferramentas criadas com o intuito de trazer agilidade e eficiência para a gestão comercial.  

Uma empresa para funcionar de forma adequada precisa de funcionários que possam executar determinadas funções, agora imagine que você possa introduzir um sistema de automático para um determinado serviço, onde o mesmo realiza a atividade, efetua as análises e medições e faz as devidas correções, sem interferência humana no processo. 

É isso que a automação faz. 

Quer um exemplo prático de automação comercial? Eu poderia citar várias, então temos, os caixas eletrônicos nos bancos, as cancelas automáticas na entrada do shopping, ou até mesmo aquele sistema que as lojas tem aderido para leitura de código de barras onde o cliente pode verificar o preço do produto. 

Tudo isso é automação, do mais simples ao mais complexo, e quando introduzido no sistema de gestão comercial torna a atividade muito mais prática e eficaz. 

Mas a discussão que temos aqui é a utilização desses sistemas e os reflexos deles para os microempreendedores. 

Há ainda alguma resistência quanto a isso, seja por falta de acesso à informação ou mesmo o receio de investir e algo que não vá ter o devido retorno. A verdade é que a automação nas pequenas empresas não está voltada apenas à agilidade e eficiência, mas também ao crescimento e competitividade desta no mercado.  

O mercado atual está cada dia mais competitivo e isso exige que as empresas se adequem às novas necessidades para permanecerem no topo, e conseguirem uma posição de destaque no seu segmento. 

Automação em pequenas empresas

Para trabalhar de forma automatizada, uma empresa de pequeno porte não precisa necessariamente investir muito, basta encontrar a opção que melhor se adeque à sua necessidade e possibilidade.  

Geralmente, neste caso, envolve a utilização de um software (programa de computador) criado para facilitar os processos diários do negócio. Como gerenciamento de planilhas, entradas e saídas, estoque, cálculos e outros. Esse sistema visa, além da otimização dos serviços, a diminuição dos erros e as perdas advindas deles. 

O sistema de automação pode trazer entre outros benefícios:  

  • Melhoramento na logística empresarial; 
  • Maior controle de vendas; 
  • Otimização de tempo e atividades; 
  • Gestão eficiente; 
  • Maior controle do faturamento. 
  • Otimização de gastos. 

Automação e Informatização: entenda a diferença

Um ponto importante a ser esclarecido aqui é que automação não é o mesmo que informatização, ainda que estejam interligados e facilitem o processo de forma conjunta. 

Automatizar uma empresa não se restringe à equipamentos e softwares, automatização é um processo que deve ser inserido como uma nova cultura na organização.  

E do outro lado, informatização, que vem do termo informática, diz respeito a um processo maior que tem dentro das suas vertentes a automação. Então transformar dados físicos em dados virtuais é informatizar, investir em equipamentos de informática para a empresa é informatizar, mas não significa que com isso você está automatizando o seu empreendimento. 

Compreender essa diferença é parte do processo para uma boa implementação de um processo de automação. 

Porque devo investir em automatização? 

Se com tudo isso você ainda tem dúvidas se deve ou não investir em processos automatizados para a seu pequeno negócio, aqui vai uma breve explicação. Administrar uma pequena empresa não é uma tarefa fácil, por mais que pareça, e isso você deve saber bem.  

São inúmeros fatores que devem ser observados cautelosamente para manter o negócio funcionando no mercado, é preciso qualidade de produtos, qualidade de serviços, um ambiente equipado que atenda às necessidades do seu cliente, profissionais qualificados, e outras questões. 

Cuidar de tudo isso de forma a ter um padrão e buscar um crescimento é uma tarefa difícil, você está sujeito a erros e falhas, perdas diárias, que somadas podem sinalizar um grande problema para o seu negócio. 

A automação comercial é a forma mais indicada para que você possa realizar os processos de rotina do seu negócio de forma automática, e como já mencionado, com eficiência, redução de perdas e diminuição de erros, e consequentemente uma gestão mais eficaz. 

Não fique para traz no mercado.  

Adapte-se as novas necessidades, automatize os processos da sua empresa e esteja sempre um passo à frente da sua concorrência.  

Quer saber como? Entre em contato com a nossa equipe pelas centrais de atendimento. 

Share This